top of page

TRAINING CAMP PATAGÔNIA

A Trip Trail Run Adventure lança em 2023 seu primeiro Training Camp Internacional que será realizado nos dias 12,13,14 e 15 de outubro de 2023 na cidade de Três Lagos, município da província de Santa Cruz, no sul da Argentina e se encontra a 499 metros acima do nível do mar. Será uma viagem de tirar o fôlego, pelos lugares mais incríveis da Patagônia Argentina.


Serão quatro dias e três noites de muita diversão curtindo os lugares mais incríveis, com muito trail running, um roteiro elaborado sobre medida para aqueles que realmente querem conhecer lugares fantásticos para a pratica desta modalidade.

Fonte: Historia | Comisión de Fomento Tres Lagos


  • TRÊS LAGOS

Três Lagos é uma pequena cidade de apenas 300 habitantes, na província de Santa Cruz, perdida na imensa estepe patagônica e que mantém a essência pura da região. Recebe seu nome pela proximidade dos lagos: San Martín, Tar e Viedma.


A cidade é cortada pelo rio Chalía e tem um ponto turístico chamado (Piedra Clavada) e está localizada na ROUTE 40 (a rota mais longa do mundo junto com a Rota 66 dos Estados Unidos).

Esta rota turística segue paralela à Cordilheira dos Andes, incluindo trechos próximos ou através de vários parques nacionais. É a mais longa do país, percorrendo-a de sul a norte, e percorre várias regiões turísticas e os atrativos mais importantes de seu território. O percurso cobre 5.194 km: começa em Santa Cruz, atravessa 21 parques nacionais, 18 rios importantes, conecta 27 passagens de montanha e sobe (no km 4601) a quase 5000 m acima do nível do mar na passagem de Acay em Salta, tornando-a a mais alta rota na América, e também a mais alta do mundo fora do Himalaia.


  • O TRAINING CAMP

O cronograma do Training Camp está recheado de atividades e foi pensado em cada detalhe para levar o atleta a imersão do trail running. E aí, está preparado?


Em nosso 1º dia - a chegada está programada para 12 de outubro de 2023, às 07h da manhã no aeroporto de El Calafate e de lá seguiremos direto para o Glacial Perito Moreno.


El Calafate é uma cidade próxima ao Campo de Gelo do sul da Patagônia, na província argentina de Santa Cruz. É conhecida principalmente como acesso ao Parque Nacional Los Glaciares, que abriga a gigantesca geleira Perito Moreno uma imensa massa de gelo de 250Km quadrados e com um comprimento de 50 Km, cuja paisagem gelada sempre mutável é popular para caminhadas e passeios.


Está geleira se origina do campo de gelo sul da Patagônia e atinge o braço sul em sua descida do Lago Argentino, com uma frente de 5 Km de extensão, aflorando sobre a água com altura de 60 metros.

Após a visita ao Glacial Perito Moreno seguiremos para a cidade de Três Lagos onde realizaremos o Check-in na Hosteria Três Lagos localizada na Av. San Martín (ruta 40) s/n esq. Ramón Santos, Z9301 Tres Lagos, Santa Cruz, Argentina.

Ao final do dia teremos o jantar e o congresso técnico com a apresentação do Training Camp junto com o Thiago Picon e Daniel Atavilla.


Em nosso 2º dia - 13 de outubro de 2023 iniciaremos bem cedo com um café da manhã reforçado e a conferência dos equipamentos e na sequência partiremos no ônibus com destino a El Chaltén rumo ao Parque Nacional Los Glaciares.

Fonte: El Chaltén - Parque Nacional Los Glaciares - Patagônia Argentina - YouTube


Considerada a capital do trekking na Argentina, El Chaltén é uma pequena e charmosa cidade da Patagônia, localizada entre montanhas, lagos e glaciares.

Fonte: El Chaltén Municipalidad


O Parque Nacional Los Glaciares está localizado na região conhecida como Andes Meridionais do território argentino, ao sudoeste da província de Santa Cruz, na fronteira com o Chile. Esta maravilha natural única no mundo foi declarada "Patrimônio Mundial" pela UNESCO em 1981. O parque nacional inclui um cenário de montanhas, lagos e florestas, incluindo uma vasta porção da Cordilheira dos Andes praticamente coberta de gelo e neve a oeste e estepe árida da Patagônia ao leste.

Fonte: Parque Nacional Los Glaciares


Ao chegar no Parque Nacional Los Glaciares teremos a oportunidade de visitar os diversos atrativos naturais bem como suas trilhas descobrindo o grau de dificuldade delas, onde teremos a oportunidade de colocar em pratica técnicas do trail runninng bem como uso de equipamentos adequados. Veja algumas das trilhas:


  • TRILHA LAGUNA DE LOS TRES

O trekking Laguna de Los Tres por proporcionar a mais bela vista e a mais próxima das imponentes paredes do Fitz Roy. A maior parte da trilha é feita dentro de um bosque lindo, com leves subidas e descidas. A altitude do trekking é de aproximadamente 700 metros a partir de El Chaltén, sendo que 450 metros está no km final, a pior parte de subida muito íngreme.

Fonte: Explora abre as portas em El Chaltén, na Patagônia Argentina | Camila Coelho


  • TRILHA MONTE FITZ ROY

O Fitz Roy, ou Cerro Chaltén, é uma montanha de 3.405 msnm localizada a leste do sul do gelo patagônico ao lado do Chile, perto da fronteira com a Argentina, na Patagônia, perto da aldeia de Cerro Castillo e da aldeia de El Chalten.

Fonte: Mirador do Fitz Roy, El Chaltén, Argentina | Trilhando Montanhas


  • TRILHA CERRO TORRE

Cerro Torre é uma montanha de 3133 msnm localizada na extremidade leste do GELO CONTINENTAL PATAGÔNICO. A silhueta inconfundível do Cerro Torre é um ícone reconhecido mundialmente entre os mais famosos alpinistas alpinos / andinos.

Fonte: As 3 Melhores Trilhas do Parque Nacional dos Glaciares | El Chaltén — Louis Wolf


  • TRILHA CHORRILLO DEL SALTO

Chorrillo Del Salto é uma linda cachoeira na pequena cidade de El Chaltén, a capital do trekking! É a trilha mais tranquila da cidade, perfeita para aquecer para as próximas que virão na Patagônia.

Fonte: Visita al Chorrillo del Salto - El Chaltén (welcomeargentina.com)


Nossa partida de volta a cidade de Três Lagos está prevista para as 19h com chegada na hosteria as 20h30min e jantar as 21h encerrando assim mais um dia.


Em nosso 3º dia - 14 de outubro de 2023 iniciaremos o dia com um belo café e as 09h da manhã iremos conhecer o Circuito Internacional da Maratón Sustentable, um evento esportivo (Trail Running) com impacto socioambiental positivo que tem sido realizado desde 2017 em duas províncias e tem a produção da ESPN Run. Quando os grandes eventos se mobilizam em busca de multidões e negócios, este evento vai em busca do contrário: a inscrição é gratuita em troca de doações de material escolar e livros para crianças de setores vulneráveis ​​de diferentes projetos da prestigiosa Fundação Laureus. Como o eixo principal da prova é a formação de corredores socialmente responsáveis, todos os elementos que a compõem são feitos com materiais recicláveis ​​ou sustentáveis, desde os números para os participantes, passando pelas bandeiras de sinalização e até as medalhas de premiação.

Conheceremos também a famosa Rota 40 e a Piedra Clavada um ponto turístico muito visitado e que também faz parte do circuito internacional da Maratón Sustentable.

Os corredores percorrem diferentes paisagens características da Patagônia, estradas de cascalho, trilhas de montanha, rios e pontes. “Os participantes vivem uma experiência única. Percorrendo a emblemática Rota 40 e a antiga Rota 40 de cascalho, desafiando o vento e a estepe patagônica.

E para encerrar o nosso Training Camp finalizaremos o dia com o tradicional Jantar de despedida do Cordeiro Patagônico no SUM Of The Town.


Nosso voo de volta para casa está marcado para o dia 15 de outubro de 2023 as 09h no aeroporto de El Calafate encerrando assim nosso Trainning Camp Patagônia.


Ficou interessado! Quer participar? Dá uma olhada no regulamento do evento, lá você poderá encontrar todas as informações detalhadas desta grande aventura.


Um grande abraço e até a próxima matéria!!!

 


Thiago Picon Eli

Bacharel em Engenharia Civil

Técnico em Guia de Turismo*


Presidente da empresa TTRA e Sócio da Agencia de Turismo PETAR ADVENTURE, traz em seu currículo a dedicação como Policial Militar do Estado de São Paulo por 10 anos.


Atleta experiente, principalmente como ultramaratonista, é apaixonado pelas corridas de montanha e além de correr por elas, dedica-se a propiciar que outros atletas tenham essa incrível experiência unindo a paixão pelo esporte e pela natureza numa única e fantástica insanidade.

Também traz em seu currículo esportivo competições de triathlon, inúmeras corridas de rua e uma atividade voluntária, na Achilles International Brazil, como Guia de atletas PCD's.

*Em formação.



260 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page