HIDRATAÇÃO

Atualizado: Mai 21

Olá pessoal,


Aproveitando o calor do verão, vamos estrear nossas matérias de 2021 falando de hidratação!

Sabemos que nosso corpo é formado por cerca de 70% água e isso já não é segredo.


Dentre os papéis da água no nosso organismo estão: transporte dos nutrientes, regulação da temperatura corporal, manutenção do trânsito intestinal e eliminação de diferentes produtos finais de inúmeras reações químicas que acontecem em nosso organismo, assim como, substâncias que podem estar em excesso, e por esse motivo serem prejudiciais. Todo esse processo se dá pela transpiração e urina.


Sinais de um indivíduo euhidratado (nível de hidratação adequado) são: boa lubrificação das mucosas (pele que reveste nossas cavidades como boca, nariz, olhos e etc), pele hidratada, urina clara, fezes bem formadas e uniformes, sendo que o mais fácil de ser avaliado pelo próprio paciente é a coloração de sua urina.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) para calcular sua necessidade diária de água, é só multiplicar seu peso por 35ml. Exemplo: 60kg x 35ml: 2,100ml ou 2,1l. Essa recomendação pode ser diferente quando consideramos atividade física, fase da vida e etc.


Uma pergunta que já recebi algumas vezes é: somente água hidrata? A resposta é não. A hidratação é completa quando também repomos os sais minerais perdidos pelo suor ou pela urina. É preciso saber escolher corretamente o tipo de bebida que promoveria uma melhor hidratação. Por exemplo, qualquer líquido é composto em sua grande parte de água, inclusive alguns alimentos também possuem uma grande concentração de água em sua composição, mas o que além da água eles apresentam? O que precisamos considerar no caso de diferentes tipos de bebidas e alimentos são: será que essas bebidas/alimentos são interessantes no quesito saúde? Qual o impacto calórico que essas bebidas/alimentos vão ter no meu dia, por exemplo, em pessoas em processo de emagrecimento. O momento que estou consumindo essas bebidas/alimentos é o mais interessante, pensando nos produtos com características estimulantes? Essas e outras questões devem ser consideradas quando pensamos em bebidas/alimentos que favoreçam o estado de euhidratação.

Falando de hidratação no esporte, existem recomendações específicas durante e após a prática esportiva, com o intuito de manter e repor a quantidade de líquido perdida, já que uma perda de peso de mais de 2% do peso corporal tem consequências negativas durante o exercício como cãibras, enjoos, aumento da frequência cardíaca e perda de desempenho. Se a perda de líquidos for extrema (acima de 6% do peso corporal) as consequências podem ser muito graves e chegar a um colapso circulatório e até mesmo risco de morte para o atleta.

Outra questão muito comum em pessoas em busca do emagrecimento, é praticar atividades físicas com vestimentas exageradas, por exemplo blusas, calças e etc. achando que isso vai favorecer emagrecimento. Emagrecimento é perder gordura e fazendo isso a pessoa só está perdendo água, entrando em um possível quadro de desidratação, que vai impedi-la de praticar aquela atividade física na maior intensidade possível, diminuindo o gasto calórico da mesma, e isso sim vai atrapalhar o processo de emagrecimento. Assim como achar que após uma atividade física, o fato de estar extremamente suado significa um alto gasto calórico, o que é mentira. Lembre-se, o ato de suar ou o suor, é apenas uma forma do nosso corpo regular sua temperatura interna, pois o aumento fora dos níveis aceitáveis tem consequências graves!

De uma forma geral, esportes de longa duração demandam uma maior hidratação que deve ser planejada junto com seu nutricionista. A hidratação não deve ser programada somente com água, mas também considerar a oferta de eletrólitos como sódio e potássio e também de glicose. Ajustando o volume hídrico e as quantidades de eletrólitos e glicose a serem oferecidas por determinado intervalo de tempo durante a prática de esportes, o atleta terá um melhor rendimento físico e ainda se prevenirá de alterações fisiológicas negativas à sua saúde.

Não descuide da sua hidratação diária e durante os treinos, essa é uma parte muito importante para garantir o sucesso de seus resultados!

Fone: (11) 94992-9599

E-mail: consulta@dnanutricao.ntr.br


Luis Gustavo Domingues – CRN-3 57945

Bacharel em Nutrição pela Centro Universitário Saúde ABC (FMABC)

Pós Graduado em Nutrição Esportiva pelo CEFIT Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento

2º colocado no SIECS 2019 Simpósio Internacional de Educação em Ciências da Saúde organizado pelo Centro Universitário Saúde ABC (FMABC) com o tema EFEITOS DO CONSUMO DE ÔMEGA-3 EM PRATICANTES DE ESPORTES DE LONGA DURAÇÃO.

Participações em Congressos de Nutrição Esportiva, cursos de especialização e palestrante. Atendimentos em Nutrição Clínica e Esportiva pela Consultoria DNA NUTRIÇÃO.


Profa. Dra. Mariana de Rezende Gomes – CRN-3 8391

Nutricionista formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP)

Professora das disciplinas de Nutrição Humana e Nutrição no Esporte do Centro Universitário Saúde ABC/FMABC

Coordenadora do Curso de Nutrição do Centro Universitário Saúde ABC/FMABC



161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo