NOTA OFICIAL

Cancelamento 4º STAGE INSANE – PICO DO GAVIÃO

É com muita tristeza que venho, por meio desta nota, esclarecer sobre o cancelamento da 4º STAGE INSANE – Pico do Gavião, prova que demandou meses de planejamentos e estudos para que o evento mantivesse o mesmo padrão, já conhecido por todos.


No dia 24/11/2018 aconteceria a última STAGE INSANE e o fechamento do calendário 2018. Para a realização deste evento foi feito um estudo do local da largada e acompanhamento climático que levaram 76 dias com simulações de cenários variáveis. Uma semana antes da prova, o acompanhamento se tornou mais intenso e a equipe esteve no local os 7 dias da semana, por 24 horas, acompanhando o comportamento e as mudanças climáticas e com isso foi possível manter o cronograma e montagem de toda estrutura da arena do evento.


A 1º Largada foi dada as 00h00 para os atletas da distância dos 100K em uma madrugada agradável com uma lua incrível. A 2º largada, para os atletas da distância dos 58K, foi dada as 06h00, já com um pouco de neblina e garoa, o que é normal devido a altitude do local.


As 06h30 as rajadas de ventos se intensificaram no topo do Pico do Gavião e as 07h00 teríamos a largada dos atletas da distância dos 25K, contudo foi necessário aguardar e optou-se por atrasar a largada devido ao acumulo de veículos que ainda se encontravam com dificuldades para subir, dessa forma todos os atletas poderiam largar juntos.


Às 08h00 o Pico do Gavião, assim como a Serra do Caracol ficaram “ENTUBADOS”, definição utilizada para explicar o fenômeno atmosférico de acúmulo de nuvens denominadas orográficas, as quais formam um “capuz” no topo da montanha, e com fortes rajadas de ventos, que chegaram a 50Km/h, com chuva e queda de temperatura. Esses fenômenos são raros e difíceis de serem previstos. A chuva em si, não foi a razão do cancelamento da prova, pois é possível correr na montanha mesmo com chuva, desde que não haja raios ou forte neblina.


As 08h30 o Diretor Thiago Picon Eli tomou a decisão de cancelar a 4º STAGE INSANE – PICO DO GAVIÃO apesar de receber informações de sua equipe que os atletas das distâncias de 100K com 08h30 de prova e 58K com 02h30 de prova encontravam um ambiente momentaneamente seguro para prosseguir, porém os mesmos ainda teriam que subir a Serra do Caracol, mais adiante, junto com as demais distâncias para concluir a prova.


As 09h00 foi anunciado oficialmente o cancelamento da prova aos atletas que se encontravam no Pico do Gavião e ainda não haviam largado (distâncias dos 25K e 10K) e como esses também passariam pela Serra do Caracol, seu percurso foi inviabilizado como os outros. Às 09h30 a equipe de staffs foi orientada a reter todos os atletas nos PCs e comunicar o encerramento do evento porque não seria possível prosseguir em segurança. Em seguida, todos foram resgatados e levados de volta ao local da largada.  

 

Dessa forma, foi encerrada a 4ª STAGE INSANE – PICO DO GAVIÃO – 2018.


Eu, Thiago Picon Eli, comunico este fato com grande tristeza, porém como responsável por todos os atletas no período que compete ao evento, tomei a decisão de encerrar a prova para preservar a integridade física de todos, pois como atleta também sei o quanto cada um se esforçou para tal momento, mas não poderia arriscar a vida de ninguém por isso.


Mesmo sabendo que todos os atletas portavam os equipamentos exigidos pela organização como Anorak, manta térmica entre outros itens, a prioridade do resgate fora dada aos atletas que estavam com maiores dificuldades, apresentando riscos de hipotermia mais grave. Contudo, no final, todos os atletas foram resgatados em segurança e estavam estabilizados.   


Minha responsabilidade para com os atletas vai além de organizar uma corrida, sou responsável pelo retorno com segurança de cada atleta às suas residências, famílias e entes queridos.


Por mais que estejamos preparados, ainda é, e sempre será a montanha quem dirá quando devemos subi-la ou não. A mãe natureza é surpreendente e implacável com quem a desobedece pois, já tivemos muitos exemplos disso. Eu como um bom observador e amante da natureza aprendi a respeitá-la. Por outro lado, entendo que no calor do momento, o atleta quer completar o desafio a qualquer custo e acaba expondo sua vida por não ter refletido racionalmente. 


Para finalizar, gostaria de dizer que a montanha estará sempre lá nos esperando para nos surpreender com suas maravilhas, basta sentir, escutá-la e respeitar o seu momento.


Como diretor e responsável pela INSANE todos os atletas inscritos no 4º  STAGE INSANE – PICO DO GAVIÃO 2018 que fizeram a retirada de kit conforme as datas prevista em regulamento estarão automaticamente inscritos sem custo para a 4º STAGE INSANE – PICO DO GAVIÃO 2019. 

SE FOSSE FACIL, QUALQUER UM FARIA.